Teste do olhinho é aliado no diagnóstico de doenças oftalmológicas

30/10/2023 | Itaúna

Em Itaúna, o Teste do Olhinho já é oferecido de graça à população há mais de 3 anos. – Foto Reprodução Saúde Ce.Gov

 

 

Exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de reflexos vermelhos que aparecem quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê.

 

O Teste do Olhinho é capaz de detectar quaisquer alterações que causem obstrução no eixo visual infantil, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas, cujas identificações precoces possibilitam tratamentos em tempo correto e desenvolvimento normal da visão.

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia defendem a realização do procedimento em todas as crianças logo após o nascimento.

 

Quanto antes melhor

 

Se realizado até os 15 primeiros dias de vida, a prevenção / chance de cura de catarata e tumores, por exemplo, pode chegar a 100% de exatidão; com mais de 30 dias, o percentual reduz para 70%; com mais de 60 dias, cai para 50%; por isso a urgência e importância de sua realização.

 

Em Itaúna, o Teste do Olhinho já é oferecido de graça à população há mais de 3 anos. É realizado no Posto Central pela Dra. Vivian Alves Resende e agendado quando os pais levam as crianças para fazerem o Teste do Pezinho, outro importante procedimento preventivo. O telefone para informações é o 3249 – 9846.

 

Importante lembrar que uma decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de junho de 2010, obriga todos os planos de saúde do país a proceder o pagamento do Teste do Olhinho aos seus associados. Especialistas ressaltam que as crianças não nascem sabendo enxergar; elas aprendem assim como a sorrir, falar, engatinhar, andar, entre outras.

 

Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. Então, procure a ajuda de especialista e cuide bem da saúde visual de sua criança.

 

 

 

 

Veja também