A cidade de Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes em Minas, começou a testar um protótipo de carruagem elétrica no dia 01/11.
O objetivo é substituir gradualmente as tradicionais charretes a cavalo utilizadas em passeios turístico pelo centro histórico.
Em maio de 2024, a prefeitura municipal assinou um termo de compromisso com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para a criação de um projeto de transição.
Os veículos sustentáveis foram desenvolvidos pelo Instituto Arbo e custeados pelo Semente, uma plataforma da promotoria que financia iniciativas socioambientais do terceiro setor.
O uso de tração animal é questionado há anos no município. Ativistas alegam que os equinos são submetidos a desgaste excessivo, gerado principalmente pelas ruas de paralelepípedos, com alguns trechos de inclinação acentuada.
De acordo com os responsáveis pela ação, o protótipo inaugura um caminho responsável e participativo para a mudança, com foco na sustentabilidade e no respeito às famílias que dependem da atividade.
“Buscamos uma solução que atendesse às necessidades de quem participa de todo o processo. Foi tudo feito em conjunto com os charreteiros”, destacou a coordenadora Estadual de Defesa dos Animais do Ministério Público de Minas Gerais (Ceda) Luciana Imaculada de Paula.
Uma das etapas seguintes do projeto é a destinação dos cavalos para adoção.