Tiro de Guerra realizará solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira

12/11/2018 | Destaque, Itaúna

Reprodução da internet/Tiro de Guerra realizará solenidade em comemoração ao dia da Bandeira

Jornalismo Santana FM

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.

Todo ano a data celebrada em Itaúna pelo Tiro de Guerra 04-009, que busca cultuar o símbolo máximo da nação.

O Tiro de Guerra convida toda a população para a solenidade de dia da bandeira que acontecerá na próxima segunda (19), as 11h30, na sede do Tiro de Guerra Itaúna. Rua Maria Lima Coutinho, 40, bairro das Graças.

Bandeira

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

Características

A Bandeira Nacional, um dos principais símbolos do Brasil, reúne uma série de detalhes obrigatórios que devem ser obedecidos, de acordo a com a legislação. O tamanho, a precisão nas cores, a disposição das estrelas que representam os estados e da faixa central devem ser seguidos à risca, assim como a forma como ela é homenageada e guardada. O dia 19 de novembro foi instituído Dia da Bandeira em 1889, logo após a Proclamação da República. No ensino fundamental, são obrigatórias as aulas sobre os símbolos nacionais: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

 

Veja também