Cruzeiro e Minas Arena se acertaram, e o time voltará a jogar no Mineirão pelos próximos três anos. O acerto saiu após reunião, realizada na tarde desta sexta-feira (28) com representantes do clube, da administração do estádio e do governo de Minas.
O governador de Minas, Romeu Zema, falou oficialmente sobre o acerto em suas redes sociais. “A união do Governo de Minas, clubes e concessionária resultou na volta das partidas ao gramado a partir de maio”, postou.
O Mineirão continuará sendo o palco do futebol mineiro. Ele foi construído há 58 anos com esse objetivo e os jogos no Gigante da Pampulha estão garantidos. A união do Governo de Minas, clubes e concessionária resultou na volta das partidas ao gramado a partir de maio.
— Zema 30 (@RomeuZema) April 28, 2023
O Cruzeiro não joga no Mineirão desde novembro do ano passado, partida contra o CSA, pela última rodada na Série B. Neste ano, após o clube não se acertar com a Minas Arena, definiu por mandar seus jogos no Independência.
O impasse e as tratativas
Após apelo, não só do Cruzeiro, mas de outros clubes, durante audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMG), para que o estádio priorizasse o futebol, neste mês, o governo de Minas passou a intervir nessas tratativas entre clubes e a administradora do estádio, a Minas Arena.
O grande imbróglio ficaria entre os percentuais que cabem a cada uma das partes durante a realização de uma partida de futebol. O Cruzeiro, para voltar a mandar seus jogos no estádio, queria mais participação nos lucros nas vendas de camarotes, cadeiras especiais, estacionamento e bares e restaurantes e, a Minas Arena, disse que não poderia abdicar por cláusulas contratuais acordadas com o governo de Minas, na assinatura do contrato de parceria público-privado entre as partes.
Foi convocado, então, um comitê, com membros do governo de Minas, deputados da ALMG, reapresentantes dos clubes e do estádio, para definir o calendário do futebol no Mineirão em 2023. A primeira reunião aconteceu no último dia 20, sem uma definição sobre o tema.
Passada uma semana, houve novo encontro entre as partes, que aconteceu justamente nesta sexta (28), e teria sido definido que o Cruzeiro passará a jogar como mandante seus jogos no estádio pelos próximos três anos. Detalhes desse acerto ainda não foram divulgados pelas partes.
Por O Tempo