Uma área de escape pode ser implantada em trecho da BR-381, na altura do km 525, entre Igarapé e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, para evitar acidentes como o que matou sete corintianos e feriu outros 36 no domingo 20/8.
A informação foi confirmada pela concessionária Arteris, que administra a via, que informou que realiza uma série de estudos com a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para aumentar a segurança na área.
O trecho, marcado por uma curva, foi selecionado como “crítico” pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) por histórico e risco de acidentalidade.
Um acidente a cada dois dias e 17h
De acordo com dados de levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a cada dois dias e 17 horas um acidente como o que aconteceu com o ônibus da torcida do Corinthians se repete no trecho da BR-381 entre os km 520 e 560, de Brumadinho a Itaguara, em Minas Gerais.
Em 2022, 135 acidentes ocorreram no trecho. Ao todo, 342 pessoas foram vítimas: 124 com ferimentos leves, 24 com ferimentos graves e oito óbitos – o restante não precisou de atendimento médico.
A maioria dos casos ocorreu em um domingo, assim como a última tragédia. Os acidentes ocorreram principalmente durante a manhã (60%), seguido do período da noite (29%).
Pouco mais de um dia depois do acidente com os corintianos, uma carreta tombou e pegou fogo, deixando uma vítima ferida, também em uma curva do mesmo percurso.
O acidente
O ônibus voltava para Taubaté, em São Paulo, após a partida de futebol entre o Corinthians e o Cruzeiro no Mineirão na noite de sábado (19). Os torcedores sobreviventes contaram à equipe de resgate que, por volta de 2h50, já no trecho do km 525,4 da Fernão Dias, o veículo entrou em uma curva, chocou-se contra o talude e tombou.
Por que aconteceu?
As investigações estão sendo feitas pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Até o momento, a hipótese é que tenha ocorrido um problema no freio do veículo.
Qual era a situação do veículo?
O ônibus usado pela torcida do Corinthians não possuía registro nem autorização para realizar o transporte interestadual de passageiros, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ainda, o tacógrafo do veículo estava vencido desde outubro de 2020.
O tacógrafo é um instrumento que indica, de forma simultânea e inalterável, a velocidade e a distância percorrida por um veículo em função do tempo decorrido. Também é por meio dele que dá para identificar as atitudes do condutor, como paradas e tempo de direção. Sem o equipamento funcionando, a perícia não consegue provar o acidente ou qualquer condução inadequada do veículo.
Quem são as vítimas?
Os corpos dos corintianos que morreram no acidente estão sendo encaminhados para São Paulo para o velório. Os custos com os trâmites para translado, sepultamento e enterro das vítimas estão sendo pagos pelo Corinthians.
1- Allan Luiz Sampaio Aguiar, 31 anos, Pindamonhangaba (SP).
2 – Hamilton Rogério dos Santos, 46 anos, Pindamonhangaba (SP).
3 – Vanderlei Rosielton Henrique Simão, 41 anos, Pindamonhangaba (SP).
4 – José Antônio da Silva, idade não revelada, de Taubaté (SP),
5 – Renan Wellington Barbosa, de Taubaté (SP),
6 – Rodrigo Lacerda de Barros, Taubaté (SP).
7 – Andrey Francisco, 26 anos, São José dos Campos (SP).