Trump assume em meio a protestos e com discurso nacionalista

20/01/2017 | Destaque, Mundo

“A partir deste dia, uma nova visão governará nossa pátria”, disse o presidente americano. Foto Jim Bourg Pool /AFP

Trump: a partir de agora os Estados Unidos vêm em primeiro lugar

AFP

Recém-empossado, o presidente Donald Trump prometeu, em seu discurso inaugural, nesta sexta-feira (20) que todas as decisões de Washington serão orientadas por uma visão que priorize os Estados Unidos.

“A partir deste dia, uma nova visão governará nossa pátria. A partir deste dia, os Estados Unidos vêm em primeiro lugar”, declarou.

“Juntos, vamos fazer os Estados Unidos fortes de novo. Vamos tornar os Estados Unidos ricos de novo. Vamos fazer os Estados Unidos orgulhosos de novo. Vamos deixar os Estados Unidos seguros de novo. E sim, juntos, vamos tornar os Estados Unidos grandes de novo”, disse Trump, ao encerrar seu discurso.

“Obrigado. Deus os abençoe e Deus abençoe a América!”, concluiu.

Outros pontos

Ainda em seu discurso, Trump colocou o combate contra o extremismo islâmico no centro de sua política externa, prometendo trabalhar com os aliados dos Estados Unidos para destruir a ameaça jihadista.

“Vamos reforçar antigas alianças e formar novas, [vamos] unir o mundo civilizado contra o terrorismo islâmico, o qual vamos erradicar completamente da face da Terra”, declarou. E prometeu ao povo americano: “Nunca vou decepcioná-los”.

“Estamos transferindo o poder de Washington para o povo”, acrescentou.

Trump citou duas regras simples: “compre [produtos] americanos e empregue [funcionários] americanos”. O republicano agradeceu ao democrata Barack Obama, a quem se referiu como “magnífico” presidente.

Veja também