Última semana de setembro começa com calor; porém vai mudar

25/09/2023 | Itaúna

 

A semana começa com os termômetros na faixa de 38 °C e 42 °C – Foto Santana FM

 

 

 

O início da última semana de setembro será ainda de muito calor na região Centro-Oeste de Minas, com termômetros que podem atingir a marca dos 42 °C.

 

Apesar disso, o tempo deve virar: a previsão é que uma frente fria com pancadas de chuva chegue a região Sudeste entre quinta e sexta-feira 29/9.

 

A semana começa com os termômetros na faixa de 38 °C e 42 °C. Nesta segunda-feira 25/9, a máxima em Itaúna atingiu 37°C. Segundo meteorologistas, a tendência é que o calorão fique até quarta-feira 27/9.

 

Na quinta-feira 28/9, a frente fria deve provocar chuvas isoladas com trovoada e possibilidade de granizo.

 

A umidade relativa do ar atinge níveis alarmantes e ficam abaixo de 20%, que pode ser prejudicial à saúde. Os ventos serão de 10 km/h em média.

 

Temperaturas nas cidades da região

 

Itaúna 21 ºC 37 ºC
Pará de Minas 21 °C 37 °C
Divinópolis 20 ºC 38 ºC
Bom Despacho 22 ºC 38 ºC
Nova Serrana 22 ºC 37 ºC

 

Onda de calor em Minas

 

Minas Gerais está na lista dos estados que serão mais impactados pela onda de calor que atinge o Brasil, conforme análises de meteorologistas. Além disso, a previsão de temperaturas elevadas  faz acender o alerta para perigos como a desidratação, especialmente entre os mais vulneráveis, como idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de circulação, diabéticos e gestantes.

 

Somados ao calor, os baixos índices de umidade relativa do ar podem impactar a saúde de todos. Neste momento, de acordo com a referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carolina Guimarães, é essencial aumentar a hidratação.

 

“Principalmente nestes dias de calor intenso e de umidade relativa baixa, é importante se atentar para a ingestão de água, evitando sua substituição por bebidas adocicadas, como refrigerantes, néctares, sucos artificiais e bebidas alcoólicas”, detalha.

 

Outras recomendações importantes neste período são:

 

  • evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
  • utilizar roupas leves, bonés ou chapéus e protetor solar;
  • deixar as janelas abertas em casa e em veículos sem ar-condicionado;
  • manter ambientes úmidos com toalhas molhadas, umidificadores de ar ou mesmo baldes com água;
    e tomar banhos ligeiramente mornos, evitando a mudança brusca de temperatura.

 

 

Além da sede

 

Urina escura, cansaço, pele ressecada e até prejuízo na função renal: a ingestão insuficiente de água faz com que o corpo apresente sinais que vão bem além da sensação de sede e de boca seca. Em caso de transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia, é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para atendimento.

 

“Para evitar um possível quadro de desidratação, em geral recomenda-se a ingestão média de dois litros de água por dia. No entanto, essa quantidade pode variar, dependendo da temperatura, atividades que a pessoa realiza e se estará exposta ao sol”, explica Carolina Guimarães.

 

De acordo com Daniela Dutra, também referência técnica da Diretoria de Promoção da Saúde e Políticas de Equidade, outro fator a ser considerado na avaliação da quantidade e da frequência de ingestão diária de líquidos é o ciclo da vida em que a pessoa se encontra. No caso dos idosos, por exemplo, recomenda-se uma frequência maior.

 

“Isso porque, com o avanço da idade, ocorre a redução da sensação de sede, bem como da percepção do calor, além do aumento da perda de líquidos pelo organismo, fazendo com que a desidratação nesse público aconteça de forma mais rápida”, salienta.

 

Em relação às crianças, é importante que os responsáveis estimulem os pequenos a tomarem água já que eles nem sempre sinalizam aos adultos quando sentem sede. “É muito importante se atentar para os primeiros sinais de sede e satisfazer de pronto a necessidade de água indicada pelo nosso organismo”, reforça ela.

 

De janeiro a julho de 2023, foram internadas, em unidades de saúde de todo o estado, 2.301 pessoas por desidratação (depleção de volume), sendo 384 crianças de até 9 anos e 1.178 idosos com mais de 60 anos.

 

Aliados para reforçar a hidratação

 

Daniela explica, ainda, que frutas e verduras contêm grande potencial complementar na hidratação. “Frutas como melancia, melão, acerola, laranja, mexerica e abacaxi possuem alta composição de água, além de vitaminas e minerais. Sucos e picolés feitos do suco natural de frutas também são uma boa alternativa”, orienta.

 

Ela ainda reforça que é preciso dar preferência a alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, legumes, hortaliças, cereais, leguminosas e carnes magras. “Especialmente nesses dias mais quentes, recomenda-se evitar alimentos e preparações gordurosas e buscar uma alimentação mais leve e saudável”, conclui a técnica.

 

 

 

 

 

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