NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 30 de julho de 2021

 

Não há previsão de chuvas para a região – Foto Rádio Santana FM

 

 

O frio continua no Centro-Oeste de Minas e a temperatura mínima deve chegar a 10°C na região neste último final de semana de outuno. Na segunda-feira (21), o Brasil entra no inverno. Por outro lado, segundo o climatologista Ruibran dos Reis, terá neblina e um leve aumento da umidade.

 

“Uma onda de nível médio da atmosfera com 5.000 metros de altura, vinda das regiões Sul e Centro-Oeste do país, vai passar por Minas Gerais entre hoje [sexta] e domingo. Isso vai trazer muita nebulosidade para a região Centro-Oeste de MG”, relatou o climatologista

 

Conforme Reis, a neblina será a grande responsável pelo aumento da umidade relativa do ar e pela queda nas temperaturas. Ele informou que a redução será vista nas temperaturas máximas e que as mínimas não sofrerão grandes alterações.

 

A temperatura mínima registrada  durante a semana foi de 9°C, já neste final de semana, a mínima será de 10°C. O tempo continua frio, porém sem alterações marcantes. Reis explicou que isso ocorre porque não há previsão de chegada de massa polar.

 

Também não há expectativas de chuva para o final de semana.

 

Umidade do ar

 

Durante a semana, a taxa de umidade ficou entre 40% e 75%, agora ela sofrerá um pequeno aumento e deve variar entre 40 e 80%.

 

Ainda assim, esse valor é menor do que a taxa de variação registrada no último final de semana e continua inferior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde — que corresponde a uma variação entre 60 e 80%.

 

A baixa umidade aumenta os casos de doenças respiratórias. Por isso, recomenda-se que a população beba bastante água; evite o acúmulo de poeira e mantenha a higiene do ambiente.

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 11ºC 27ºC

Pará de Minas 11ºC 27ºC

Divinópolis 10ºC 28ºC

Nova Serrana 12ºC 27ºC

Fonte Climatempo/G1