O Centro-Oeste de Minas, Noroeste, Triângulo Mineiro e boa parte de Minas, está sob alerta de baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo dos 10%, segundo informações do Instituto Climatempo.
O calorão acontece em razão da nova onda de calor, que está atuando em todo o estado de Minas Gerais. Na Zona da Mata, Leste e parte da Região Central, com umidade relativa do ar entre 15% e 25%.
Essa massa de ar quente que prevalece em toda a Região Sudeste do Brasil, tem causado a elevação das temperaturas em todas as regiões mineiras. Além do forte calor, as queimadas e fumaça pioram a qualidade do ar.
Máximas em Minas
As temperaturas máximas beiram os 40ºC em várias regiões, como no Norte, onde os termômetros têm registrado 38ºC. No Triângulo Mineiro, as máximas estão na casa dos 35°C.
Na região central, em torno de 33ºC e 34ºC; e no Vale do Aço e na Zona da Mata, a temperatura máxima gira em torno de 31ºC.
Virada do tempo dia dia 19/9
Conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo, uma virada no tempo deve acontecer somente a partir do dia 19. Até lá, muito sol e calor em praticamente todas regiões de Minas Gerais, sem previsão de chuvas.
“A partir do dia 19 podemos ter chuvas em alguns municípios do Sul de Minas, Triângulo Mineiro e também da região Oeste, com o aumento da nebulosidade na Zona da Mata”, afirma.
Riscos para a saúde
O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar podem causar muitos impactos à saúde da população, incluindo problemas respiratórios e alérgicos. Ressecamento nos olhos, na pele e agravamento de doenças respiratórias aumentam durante esse período.
Conforme o pneumologista Daniel Bretas, a baixa umidade relativa do ar, associada à poluição e gases tóxicos, agrava sintomas de pacientes com comorbidades respiratórias.
“Pacientes com asma, fibrose pulmonar ou com outra doença respiratória devem manter os tratamentos para evitar agravamento do quadro durante esse tempo seco”, conta.
Para o médico, a principal medida a ser feita pela população é a hidratação. “É ideal que as pessoas se hidratem e evitem exercícios físicos em horários de menor índice de umidade”, comenta.
O uso de umidificadores e climatizadores de ambiente é indicado para amenizar os efeitos do tempo seco. Além disso, é importante manter os ambientes limpos e arejados.
*Rádio Santana com informações do Uai