NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 18 de junho de 2021

 

As pessoas que integram os grupos prioritários podem procurar o posto de saúde –  Foto reprodução internet

 

 

Itaúna começa nesta quarta-feira 09/06, a terceira e última fase da campanha de vacinação contra a gripe. A Prefeitura informou que a vacinação seguirá todas as recomendações do Ministério da Saúde.

 

As pessoas que integram os grupos prioritários podem procurar o posto de saúde mais próximo de onde mora e solicitar a imunização, mediante apresentação de documento, das 8h às 16h.

 

Desta vez, podem se vacinar:

 

  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Caminhoneiros;
  • Trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbano e de longo curso;
  • Forças de segurança e salvamento;
  • Forças armadas;
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Vale ressaltar que as pessoas dos grupos 1 e 2 que são as gestantes, puérperas, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores e idosos, continuam sendo vacinados nesta última fase.

 

Documentos

É necessária a apresentação de identificação pessoal, comprovante de endereço e comprovação vinculativa com o grupo a ser beneficiado.

 

Pessoas vacinadas em outras etapas, como gestantes, puérperas, crianças menores de 6 anos, trabalhadores da saúde, professores ou idosos, poderão continuar sendo imunizados caso tenham interesse e disponibilidade de receber a dose.

Fica ressaltada a obrigatoriedade do uso de máscara, distanciamento social e cumprimento das medidas sanitárias e de prevenção à Covid-19 durante aplicação das vacinas.

Vacina Covid

Caso a pessoa tiver recebido recentemente a vacina contra a Covid-19, deverá aguardar intervalo mínimo de 14 dias para o recebimento da dose contra a Influenza.

As pessoas que testaram positivo para o novo Coronavírus deverão esperar 28 dias (para receber a dose contra a Influenza). A imunização contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, além de contribuir na redução da circulação viral na população.

Estudos comprovaram que a vacina contra a Influenza não tem eficácia contra a Covid-19, porém, protege contra três tipos de vírus da gripe. As doses são enviadas de forma escalonada pelo MS para todo o Brasil.