
Foto: Internet
Após campanha para vacinação contra gripe para público em risco, o Ministério da Saúde informou que, a partir de segunda-feira (3), a vacinação será estendida para as demais pessoas.
De acordo com dados apresentados pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, Minas Gerais foram vacinadas 86,76% das pessoas no Estado durante a campanha. Estão no grupo de risco idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses até 6 anos, grávidas, profissionais da saúde, educação e sistema prisional, portadores de doenças crônicas e presos.
Em Itaúna, os grupos que menos foram vacinados segundo o Secretário de Saúde da cidade foram as gestantes, crianças e professores. De acordo com ele ainda, as vacinas estarão disponíveis para a população em geral, a partir de segunda-feira, mas que os esforços para atingir a população prioritária ainda vão continuar.
“Essa vacina leva 15 a 20 dias para gerar anticorpos nas pessoas, na hora que começar a ter o surto de gripe, e essa gripe ataca muito os pulmões, e acaba pedindo muito leito de CTI. Aqueles que não estão vacinando, Rio, Acre, São Paulo, vão ter pressão por leitos de CTI ali na frente, em julho e agosto”, disse o ministro de saúde Luiz Henrique Mandetta.