A partir desta quinta-feira, 21/07, esta liberada em Itaúna a vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19.
Pais ou responsáveis podem procurar qualquer unidade de saúde do município para realizar a imunização, que será procedida com a vacina Coronavac.
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a recomendação é que os estoques do imunizante sejam destinados, inicialmente, somente para crianças entre 3 e 4 anos e que a vacinação ocorra de forma gradual para todas as crianças imunossuprimidas de 3 e 4 anos, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade.
O intervalo entre a 1ª e 2ª doses será de 28 dias.
Em Carmo do Cajuru, a prefeitura informou por meio de nota que está ciente da recomendação da SES-MG e disse que irá imunizar primeiro as crianças de 3 e 4 anos com comorbidade, na próxima semana.
A imunização em Divinópolis, começa a partir desta sexta-feira 22/7, em crianças com 4 anos. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que usará o imunizante CoronaVac.
Recomendação
A recomendação é operacionalizar a vacinação das crianças de acordo com a disponibilidade de doses em estoques nos municípios. De acordo com a nota da SES-MG, orienta-se também que a vacina CoronaVac seja destinada inicialmente somente para crianças entre 3 e 4 anos de idade, e que a vacinação seja feita de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas. Segundo a Fundação João Pinheiro, em Minas Gerais há 546.505 crianças de 3 a 4 anos.
Com relação aos imunizantes, a pasta disse que, neste momento, as crianças com 5 anos deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer Pediátrica , nos esquemas já recomendados. Os municípios com doses da CoronaVac disponíveis poderão iniciar a vacinação, reforçando que devem reservar dose para aplicação da 2ª dose.
A formulação da CoronaVac é a mesma utilizada para a vacinação em adultos, recomendada duas doses com intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda dose, via de administração intramuscular (IM) e volume da dose 0,5 ml.