Vanderlei Luxemburgo acerta renovação com o Cruzeiro

26/11/2021 | Esportes, Minas Gerais

O técnico tem 8 vitórias à frente da equipe celeste – Foto Juarez Rodrigues/ EM D.A Press

 

O técnico Vanderlei Luxemburgo acertou a renovação de contrato com o Cruzeiro. A notícia foi divulgada em vídeo de perguntas e respostas compartilhado no perfil oficial do clube no Twitter. No último questionamento, Luxa é perguntado pelo gerente de comunicação Bruno Faleiro se o contrato estava renovado. “O contrato? Está!”. Na sequência, surgem cenas de aplausos de personagens de filmes, séries e desenhos animados e da torcida cruzeirense cantando o nome de Luxemburgo.

 

 

No geral, o trabalho de Luxa foi considerado positivo pela diretoria. Quando assumiu o clube, em agosto, o Cruzeiro estava na 18ª colocação da Série B. O time terminou a competição em uma posição intermediária, sem risco de rebaixamento. Nesta temporada, Luxemburgo dirigiu a equipe em 23 jogos, com oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas. No total, a Raposa marcou 24 gols e sofreu 19. O desempenho não foi suficiente para brigar por uma das vagas de acesso à Primeira Divisão, mas evitou o pior, que seria a queda.

 

Para as próximas temporadas, Vanderlei Luxemburgo pensa alto. Uma das exigências dele na renovação de contrato foi o pagamento das dívidas na Fifa, que somam R$ 13 milhões, para que o time possa se reforçar. O treinador já revelou, em entrevista, que um jogador já está acertado para 2022, mas sem revelar o nome.

 

Com a renovação de contrato até dezembro de 2023, Vanderlei Luxemburgo tem chance de se tornar o segundo técnico que mais dirigiu o Cruzeiro. No momento, ele ocupa o 11º lugar, com 149 jogos – 82 vitórias, 35 empates e 31 derrotas. A última partida foi o empate por 0 a 0 com o Náutico, no Mineirão, pela 38ª rodada da Série B.

 

Ambicioso, o comandante celeste quer um time competitivo em 2022 para poder conquistar o acesso à Série A e sonhar com o hepta da Copa do Brasil. Em entrevista aos canais oficiais do Cruzeiro, Luxa disse que não quer entrar nas competições apenas para disputar, mas para brigar pelos títulos.

 

“A próxima temporada é obrigação do Cruzeiro montar uma equipe que vá buscar o acesso à primeira divisão e a Copa do Brasil. Chegar na Copa do Brasil o mais longe possível: uma final, uma semifinal. O Cruzeiro é um clube que gosta de copa, copeiro. Então, para o ano que vem, é uma cobrança de vocês, minha, de todo cruzeirense, que tenhamos uma equipe para brigar pelo acesso. Não entrar para disputar, é brigar pelo acesso. E brigar por conquista de Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil. Acho que é o que temos que concluir nesta temporada, para, sem ser na próxima (2022), na outra (2023), sim, pensar em coisas maiores: ir para uma Libertadores. Onde o Cruzeiro tem que estar”, afirmou Luxemburgo. 

 

 

 

Por Superesportes

Veja também