Na quinta-feira, dia 20 de junho, a Igreja católica celebrou a Solenidade de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, acontece 40 dias depois a páscoa. A Igreja comemora essa festa desde o ano de 1264, com a instituição desse festejo pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus”.
No Brasil esta festa nos foi introduzida pelos portugueses com procissões esplendorosas: tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. Em Minas, a tradição dos tapetes começa em Vila Rica, no ano de 1733, quando da inauguração da Matriz do Pilar e era conhecida como “Festa do Triunfo Eucarístico”.
A Arte dos Tapetes
A confecção dos tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular, onde a comunidade utilizando de diversos tipos de materiais como serragem colorida, borra de café, raspa de couro, sal e pequenos acessórios como tampinhas de garrafas e pedras coloridas, confeccionam com grande estilo, um extenso tapete com imagens e símbolos religiosos. No Brasil esta tradição de cunho barroco que se estende por várias cidades.
Em Itaúna, diversas paróquias da cidade fizeram suas comemorações de Corpus Christi, com celebrações de missas e confecção dos famosos tapetes. Todo o processo teve o auxílio da população de fieis de cada igreja, que transformaram os materiais brutos em arte. Logo abaixo, você confere a programação de cada igreja e algumas fotos dos tapetes.
Igreja da Matriz – Centro
Na Igreja Matriz de Sant’Ana as celebrações de Corpus Christi começaram às 07h com a Celebração Eucarística, às 08h começou a confecção do tradicional tapete, e às 16:30h houve a Procissão com o Santíssimo Sacramento, e em seguida a Bênção e Celebração da Santa Missa na Igreja da Matriz.
Igreja de Nossa Senhora Aparecida – Bairro de Lourdes
Na igreja de Nossa Senhora Aparecida no Bairro de Lourdes as atividades começaram um pouco mais cedo sendo que às 05h da manhã começaram os desenhos dos tapetes, às 07h os fiéis começaram a confeccionar os tapetes, e às 17h houve uma procissão seguida da celebração de uma missa.
Igreja de Santa Luzia – Santanense
Apesar de não terem confeccionado o tapete tradicional, os fiéis da igreja de Santa Luzia no Santanense fizeram alguns belos desenhos na rua, que serviram como uma espécie de tapete por onde passou a procissão, que aconteceu por volta das 09h da manhã.
Paróquia do Bairro Padre Eustáquio
Paroquia Piedade
Os fieis se reuniram na comunidade São Benedito, no bairro Novo Horizonte, para celebrar a Solenidade da Santíssima Eucaristia, Corpo e Sangue de Cristo. No interior da capela foi dada a primeira Bênção com o Santíssimo Sacramento e iniciou-se o cortejo pelas ruas .Na rua João da Cruz, foi dada a segunda Bênção, na residência de um enfermo – recordando o Cristo que vai ao encontro daqueles que não podem mais participar das celebrações junto à comunidade de fé.
À chegada na Matriz Nossa Senhora da Piedade, os sinos soaram festivos, anunciando que verdadeiramente Cristo está no meio de nós através das espécies (pão e vinho) consagradas, e foi dada a terceira Bênção. Em seguida, padre Edmar Antônio de Souza presidiu a solene celebração deste dia, concelebrada pelo vigário paroquial, padre Alex Cristiano dos Santos. Toda a comunidade participou com alegria desta festividade, cuja liturgia recorda o grande tesouro da Igreja: a Eucaristia, sacramento por excelência.
Paróquia Garcias