O vereador Thiago Vieira Lopes (PDT), conhecido como “Thiago Bala”, foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (8) em Itaguaru, na região Centro-Oeste de Goiás. O corpo da vítima, que tinha 37 anos, foi encontrado na zona rural do município, a 129 quilômetros de Goiânia, capital do estado.
De acordo com a Polícia Militar, testemunhas contaram que Thiago estava construindo uma cerca com mais duas pessoas e em certo momento elas ouviram disparos vindos de um milharal e perceberam que o vereador havia sido atingido.
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de o vereador ter sido executado por dois homens que estavam em uma motocicleta, pois as testemunhas relataram o som do veículo.
Elas dizem ter saído correndo após ouvir os primeiros tiros e ouvido mais outros disparos vindo do milharal, de onde garantem ter saído uma moto. Mas ninguém soube informar o modelo.
Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido identificado nem havia sido informada a motivação do crime. A hipótese de latrocínio (roubo com morte) foi descartada porque nada foi levado
“Em razão da necessidade de se manter o sigilo para que o trabalho investigativo seja realizado a contento, não serão repassados mais detalhes”, diz nota da Polícia Civil.
Thiago Bala estava em seu segundo mandato como vereador. Em 2016, ele foi eleito com 300 votos (6,34%) e reeleito em 2020 com 324 (7,30%), sendo o mais votado da cidade.
Em uma rede social, o prefeito de Itaguaru, Fernando Araújo, lamentou a morte do político. A prefeitura decretou luto oficial de três dias.
“Respeitado por todos os colegas, foi um grande profissional e ser humano. Sua falta já está sendo sentida por todos nós”, escreveu Araújo.
O presidente do PDT de Goiás, George Morais, também se manifestou sobre a morte do vereador.
“Eu e a Flávia [Morais, esposa dele] estamos muito tristes com a notícia do falecimento do nosso amigo e vereador de Itaguaru, Thiago Bala. […] Thiago lutou ao nosso lado, defendendo nossos projetos e contribuindo para a construção de um futuro melhor para todos, especialmente para população de Itaguaru. […] Seguiremos honrando a memória do Thiago, mantendo vivos seus ideais e sua luta por justiça e igualdade”, escreveu George em suas redes sociais.