Educadores já podem inscrever suas escolas para visitar a exposição cultural “Porandubixuera – a arte do Brasil Natural”, apresentada pelo Governo de Minas e patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A mostra acontece de 24 de setembro a 6 de outubro como parte integrante das atividades da 30º edição do Projeto Xerimbabo Usiminas, sendo a 5º em Itatiaiuçu, ano em que é celebrado mais um marco na história da ação pioneira em educação ambiental na região.
De acordo com o curador da exposição cultural, Lélio Costa e Silva, nesta edição um dos focos é a história do Brasil narrada sob o ponto de vista também da biodiversidade nativa, dentro das perspectivas artística, histórica e cultural. O gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, André Chaves de Andrade, destaca o alcance do Xerimbabo nestes cinco anos na região de Serra Azul, quando mais de 18 mil participantes, entre educadores, estudantes e comunidade geral já passaram pelo Centro de Biodiversidade da Mineração Usiminas, onde acontecem as atividades.
“Porandubixuera”
A palavra presente no tema da exposição cultural faz parte do vocabulário tupi antigo, que significa “contador de histórias”. Assim, os trinta anos do projeto celebram também as origens naturais do Brasil em sintonia com o nome “Xerimbabo”, usado na linguagem indígena para falar “animal de estimação”.
Exposição cultural
Período: 24/09 a 06/10
Local: Centro de Biodiversidade da Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu (entrada do trevo da Mina Central)
Horário: grupos agendados de segunda a sexta, das 8h às 17h
Comunidade em geral de sábado a domingo, das 8h às 17h30
Agendamento para visitações coletivas (escolas, instituições e empresas): (31) 3572.4136
Mais informações: www.usiminas.com/xerimbabo