Xuxa e Zé Gotinha estrelam campanha de multivacinação

17/08/2023 | Brasil, Centro-Oeste

Peça da campanha de vacinação com Xuxa e Zé Gotinha – Foto Divulgação

 

 

A Rainha dos Baixinhos, a Xuxa, e o Zé Gotinha se uniram por meio de em um jingle e um curta-metragem na campanha de vacinação do Ministério da Saúde (MS) que mira crianças e adolescentes até 15 anos. A artista também é a embaixadora do Movimento Nacional pela Vacinação.

 

O jingle foi criado pelo compositor e ator Junno Andrade, 59 anos, marido de Xuxa. Além da participação voluntária da apresentadora na campanha de vacinação, Junno cedeu os direitos autorais da música para que o governo federal pudesse utilizá-los sem custos.

 

O curta será veiculado em toda a tevê aberta e, na narrativa, Zé Gotinha busca ajuda da Rainha dos Baixinhos para convocar crianças e adolescentes de todo o país para se vacinarem. A filmagem conta com a nave da apresentadora, recriada com efeitos especiais e animação em 3D.

 

 

 

Veja as doenças que podem retornar:

 

  • Poliomielite (ou paralisia infantil)
  • Sarampo

 

Eles também comentam que algumas doenças voltaram a atingir o público-alvo, mas não as citam. Há três anos, a cobertura vacinal não chega sequer a 70%, de acordo com dados divulgados pelo DataSUS.

 

Artigo divulgado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) afirma que, desde 2016, o país sofre com a queda nos índices de vacinação e considera que doenças já eliminadas e/ou controladas, como a poliomielite e o sarampo, correm o risco de atingir a população.

 

O relatório Situação Mundial da Infância 2023: para Cada Criança, Vacinação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), publicado em abril deste ano, revela que cerca de 1,6 milhão de crianças brasileiras não receberam sequer a primeira das três doses do esquema vacinal contra a pólio, no período de 2019 a 2021.

 

O próprio presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua primeira-drama, Janja, se manifestaram sobre o assunto nas redes sociais. Eles relembraram a importância da vacinação e que, nos últimos anos, a cobertura vacinal foi reduzida – com destaque para a fala de Lula, que atribui o caso ao negacionismo.

 

É possível conferir o calendário de vacinação de cada estado no próprio portal do governo, aqui. A iniciativa é uma estratégia do governo federal para promover a eliminação, o controle e a prevenção das doenças imunopreveníveis, assim como a morbidade e mortalidade a elas associadas.

Veja

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também