
Bruno Barbosa participava de várias competições de ciclismo na cidade e região – Foto Redes sociais/Reprodução
A morte do ciclista Bruno Barbosa, de 35 anos, causada por um atropelamento na BR-494, em Divinópolis, mobilizou a Associação Divinopolitana dos Ciclistas (ADC) a cobrar mais segurança e justiça para Bruno.
O acidente ocorreu no sábado 20/6, e o motorista fugiu do local sem prestar socorro, mas se apresentou à Polícia Civil na segunda-feira 22/6.
Ao g1, o ciclista membro da ACD, Sebastião Castro, relatou que não é a primeira vez que casos como o de Bruno acontecem na cidade. Para ele, a imprudência no trânsito não pode ser tratada somente como um acidente.
“Não foi um acidente, foi crime! Foi irresponsabilidade, transgrediu a lei. Ele [motorista] estava sabendo o que estava fazendo e o risco. A lei que é aplicada nesses casos é muito branda e isso não inibe que novos atropelamentos ocorram”, disse Castro.
O ciclista acredita que para a situação mudar é necessário que haja uma revisão das penalidades de trânsito.
“Temos que mudar a legislação para que essas penas sejam mais exemplares. É uma morte que no nosso entendimento é um assassinato, e tem que ser tratada como assassinato. Estamos lutando para que as penas sejam de acordo com o crime e nesse caso do Bruno foi um crime”, acrescentou.
Ciclistas em risco

Familiares e amigos na delegacia, chegada do suspeito de atropelar o ciclista – Foto Robson PanzeraTv Integração
Segundo Sebastião Castro, a falta de segurança para ciclistas nas rodovias e dentro da cidade é uma preocupação antiga da Associação Divinopolitana de Ciclistas.
Em 2025, a ADC desenvolveu a campanha “Em cima de uma Bike tem uma vida”, para conscientizar e mobilizar a sociedade a proteger os ciclistas.
“A segurança dos ciclistas no trânsito tem sido constantemente negligenciada, tanto nas vias urbanas quanto nas rodovias. O caso da morte do ciclista Bruno Barbosa é um exemplo trágico desse desrespeito”, disse.
Sebastião também fez algumas reivindicações com base nas necessidades das pessoas que usam a bicicleta seja para a prática de esporte ou como meio de transporte diário.
“Instalação de placas educativas nas rodovias, maior fiscalização por parte da Polícia Rodoviária, ampliação do uso de radares de velocidade, aplicação efetiva de multas e campanhas permanentes de conscientização para os motoristas. A prevenção é fundamental para evitar novas tragédias”, finalizou.
Vídeo Jornal Agora
Caso Bruno Barbosa

Bruno morreu após ser atropelado por um carro na manhã de sábado 20/6 – Foto PC Divulgação / Redes Sociais
Bruno foi atropelado enquanto treinava no acostamento da rodovia no sábado 20/6. O atleta teve a morte confirmada ainda no local.
O motorista, de 33 anos, fugiu sem prestar socorro e, após a caminhonete dele ser identificada se apresentou na delegacia na segunda-feira 22/6.
De acordo com os investigadores, ele compareceu à delegacia acompanhado por advogado, foi ouvido e, como não havia situação de flagrante, foi liberado após o depoimento. A identidade do suspeito não foi divulgada pela Polícia Civil.
As investigações continuam para esclarecer as circunstâncias do acidente.
O g1 tenta identificar a defesa do suspeito
Vídeo Reprodução Redes Sociais
Quem era Bruno Barbosa

Bruno Barbosa era ciclista e tinha forte ligação com o esporte na cidade — Foto: Redes sociais/Reprodução
Bruno tinha uma forte ligação com o cenário esportivo do município e sua morte causou grande comoção na região. Ele participava frequentemente de diversos campeonatos de ciclismo e era muito conhecido entre os atletas locais.
A Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC) e o grupo Mountain Bike Brasil emitiram uma nota de pesar lamentando o falecimento do ciclista e destacando sua dedicação ao esporte.
“Deixa um legado de “dedicação, disciplina e amor pelo ciclismo. Sua paixão pelas bicicletas e pelo esporte permanecerá viva na memória de amigo, familiares e de toda a comunidade esportiva”, diz trecho da nota.
Nas redes sociais, amigos, familiares e admiradores lamentaram a perda e prestaram homenagens ao ciclista.
Um amigo de infância declarou em uma publicação: “Descanse em paz, meu querido irmão. Carregarei você no meu coração até o último dia da minha vida. Jamais me esquecerei de você e da nossa infância. Te amo irmão, eternamente saudades”.
Uma prima do atleta também manifestou seu luto: “Descanse em paz, primo! Que Deus te receba de braços abertos e acalente os corações de todos que te amam aqui”.
O sepultamento de Bruno Barbosa ocorreu no domingo 21/6, no Cemitério Parque da Serra.

Ciclista foi atropelado na BR-494 e morreu no local, segundo a polícia — Foto: PRMv/Divulgação
*Com informações G1
Acusado de atropelar ciclista na BR-494, se apresenta à Polícia





