Minas tem maior taxa de testes positivos de Covid do país

1/09/2023 | Minas Gerais, Saúde

Minas Gerais é o estado com o maior índice, acima da média nacional – Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

A Covid-19 nunca esteve, de fato, longe, mas parece estar voltando com mais força do que nos últimos meses, com a ascensão da nova subvariante Éris, mais transmissível que as anteriores.

 

O novo relatório do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), divulgado nesta semana, aponta que a taxa de positividade dos testes de Covid-19 realizados em laboratórios privados no Brasil dobrou em um mês.

 

A taxa média saltou de 7% para 15,3% nos nove estados analisados. Até então, a maior taxa registrada no Brasil em 2023 havia sido no final de fevereiro, 23,3%.

 

Minas Gerais é o estado com o maior índice, acima da média nacional, e a média diária de diagnósticos positivos em Minas passa de 200.

 

Cinco estados com maior positividade para Covid:

 

  • Minas Gerais: 21,4%
  • Goiás: 20,4%
  • Distrito Federal: 19,5%
  • Paraná: 15,7%
  • São Paulo: 14,1%

 

Nacionalmente, os percentuais são maiores nas faixas etárias mais elevadas. A taxa mais alta é da faixa de 49 a 59 anos (21,4%) e de maiores de 80 (20,9%). O ITpS, autor do relatório, alerta que o cenário favorece reinfecções e a Covid longa, isto é, a persistência de sintomas por meses após a infecção.

 

Éris

 

A subvariante Éris é altamente contagiosa, mas não há sinais de que cause um quadro mais severo de Covid-19 na população em geral. Ela tem potencial para infectar mesmo pessoas que já foram vacinadas, mas as vacinas ainda protegem contra casos mais graves, e é fundamental que toda a população tome todas as doses disponíveis.

 

O uso de máscara é recomendado para quem apresenta sintomas gripais e para pessoas em grupos com maior propensão a ter um quadro mais severo de Covid, como idosos, imunossuprimidos e pessoas em tratamento de câncer.

 

*Com informações O Tempo

 

 

 

Veja também