
O Morro do Bonfim é um dos cartões postais e símbolo da história do povo itaunense – Foto Reprodução Mitre
Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, o Morro do Bonfim, vai receber as 100 primeiras mudas de quaresmeiras.
De acordo com o Prefeito Gustavo Mitre, a iniciativa da Administração Municipal, em parceria com o SAAE e diversas secretarias municipais vai ocorrer na sexta-feira dia 26/6.
Nesta sexta-feira serão plantadas 100 mudas de quaresmeiras, contribuindo para a preservação ambiental e o embelezamento de um dos mais importantes pontos turísticos do município.
Ainda conforme Mitre, além da ação de plantio, haverá uma programação cultural especial no topo do Morro do Bonfim, com apresentações artísticas e oficinas voltadas para a conscientização e a educação ambiental.
-
Sobre a quaresmeira
A quaresmeira é uma árvore brasileira nativa da Mata Atlântica. Conhecida por sua exuberante floração em tons de roxo e rosa, a quaresmeira é uma espécie amplamente apreciada na paisagem urbana brasileira, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental e para a valorização dos espaços coletivos.
A planta ecebe esse nome por florescer intensamente nos meses que coincidem com o período da Quaresma (entre o verão e o outono), além de dar uma segunda florada na primavera.
Características da árvore
Porte: Árvore de pequeno a médio porte, atingindo de 8 a 12 metros de altura na fase adulta, com copa densa e arredondada.
Flores: Grandiosas, com cinco pétalas bem desenhadas. Suas tonalidades variam do roxo intenso ao rosa.
Folhas: Grandes, verdes escuras, com nervuras bem marcadas e textura áspera.
Raízes: Profundas e não agressivas, o que a torna excelente para arborização urbana e plantio em calçadas sem danificar tubulações ou o passeio público.
Ecologia: Atrai muitos polinizadores, como beija-flores e abelhas.
Segundo o prefeito Gustavo Mitre, a iniciativa representa mais do que uma ação de arborização, sendo um investimento no futuro da cidade.
“Cada árvore plantada é um gesto de cuidado com Itaúna e com as próximas gerações. Estamos fortalecendo nosso compromisso com a sustentabilidade, preservando o meio ambiente e valorizando um dos espaços mais simbólicos do município. Queremos deixar um legado que crescerá junto com a nossa cidade, proporcionando mais qualidade de vida, beleza e consciência ambiental para todos”, destacou.
O Morro do Bonfim é um dos cartões postais e símbolo da história do povo itaunense.
📅 Data: 26 de junho (sexta-feira)
🕣 Horário: 8h30
📍 Local: Morro do Bonfim
Vídeo Gustavo Mitre Divulgação





